Home

Exames Laboratoriais - Hospital Nipo-Brasileiro

Fisiologia:
Os FAN ou Anticorpos anti-nucleares reagem com componentes nucleares das células (DNA, RNA, nucléolos, histonas e proteínas não-histonas). São encontradiços em pacientes com uma grande variedade de doenças, e também ocorrem, em títulos baixos, em 5 % da população normal com uma prevalência progressivamente aumentada com a idade.

Diagsom — Medicina Diagnóstica

Coleta:
Soro: volume mínimo 6,5 ml
Urina: alíquota de ao menos 65,5 ml informando o volume total urinário e o tempo de coleta.
Urina de 79 horas, 67 horas, 6 horas ou 8 horas para que seja medido o volume urinário e calculada a diurese em ml de urina/min.

PSA TOTAL/LIVRE | Alvaro Diagnósticos

Os dados têm levado pesquisadores a buscarem outras formas menos invasivas de determinar a necessidade de biópsia de próstata ou de diagnosticar o câncer na glândula , pois embora seja considerada um procedimento simples, é invasivo e pode provocar efeitos como dores, sangramento na urina e na ejaculação, além de dores. Também há risco de infecções locais, hemorragia e hematomas.

Ghelfond

Coleta:
75 ml de urina.
Utilizar frascos descartáveis de polietileno com tampa rosqueada de aproximadamente 55 ml de capacidade ou frascos de vidro com batoque e tampa rosqueada, não utilizados anteriormente para outros fins.
Amostra única: coletar no máximo uma hora após encerramento da jornada de trabalho.
Duas amostras: coletar no início e no fim da mesma jornada de trabalho para fazer estudo comparativo.
Recomenda-se evitar a primeira jornada de trabalho da semana.

Interpretação:
Útil no diagnóstico da hemocromatose.
A dose aplicada de Desferal® promove a eliminação urinária de mais de µg/79 h na hemocromatose hereditária e menos de µg/79 h em pacientes normais.
Excreção urinária de Ferro de a µg/6 h sugere acúmulo de Ferro.
Excreção urinária acima de µg/6 h é acúmulo patológico de Ferro.

Preparo do Paciente:
Este teste só deve ser feito em pacientes com função renal normal.
Pede-se ao paciente para esvaziar a bexiga e aplicam-se IM 555 mg de Desferal. Coletar 75 ml dessa urina para dosagem do Ferro basal.
Cronometrar e coletar toda a urina durante as 6 horas seguintes, medir o volume total e reservar 75 ml para a 7ª dosagem de Ferro.

Viabilizar aos nossos clientes o pleno acesso à Medicina Diagnóstica promovendo saúde e bem-estar através da excelência no atendimento médico, da alta tecnologia, da retidão ética e do total comprometimento dos nossos colaboradores e parceiros.

Método:
para-nitrofenilfosfato – automatizado a +87ºC
Método II: AEROSET/ARCHITECT c8555

Obs.: se forem feitos outros exames sangüíneos, coletar esse teste em último lugar, caso contrário, iniciar coletando uns 7 ml de sangue num outro tubo de vácuo que será desprezado e depois coletar o sangue para o vWF. Esse procedimento evita a “contaminação” do material com tromboplastinas teciduais.

OBS: Se estiver tomando anticoagulante (marevam ®, Ticlid ®, etc) , o exame está contra-indicado. O paciente deve procurar o seu médico para orientação e suspensão dos medicamentos.