Home

COMGBH - Sistema de Agendamento On-Line

Na maioria dos casos os estudos incidem sobre a coluna lombar (L6-L9) e o colo do fémur, que dão noções sobre o osso trabecular e cortical, respectivamente. Podem ainda fazer-se determinações noutras regiões, como no punho ou ser requerido um varrimento do esqueleto, útil na avaliação de doenças endócrinas.

FBC - Hospital 24h, residência médica, exames, serviços e

A partir dos 85 anos a mulher deverá efectuar a 6ª mamografia. A mamografia é o método mais sensível de detecção precoce do cancro da mama.

Exame Teórico — ANAC

No dia do exame não deve usar cremes, desodorizantes ou pó de talco nas axilas e a nível mamário, porque estes produtos podem piorar a qualidade das imagens obtidas.

Marcação de consultas e exames | Hospital HSM

Trata-se duma radiografia panorâmica dentária, capaz de mostrar ambos os maxilares, os dentes e as estruturas envolventes numa única imagem.

A ecografia Doppler é usada para avaliar o fluxo sanguíneo no interior dos vasos – artérias e veias – a nível dos membros superiores e inferiores, pescoço e em vários orgãos abdominais incluindo fígado e rins.

Os Exames Complementares de Diagnóstico destinam-se a complementar o exame feito pelo clínico, de modo a melhor poder elaborar um diagnóstico e fazer um projecto terapêutico.

A Densitometria Óssea é um teste fiável para determinar estados precoces de perda de massa óssea associada a Osteoporose, doença em que está diminuída a densidade mineral óssea e aumentado o risco de fracturas.

Durante muitos anos, a Radiografia foi praticamente o único método disponível para observar o interior do organismo. Na prática clínica actual, esta técnica perdeu terreno para os outros métodos de imagem (Ecografia, TAC-Tomografia Computorizada, Ressonância Magnética), continuando no entanto a ser um método bastante útil no estudo de grande número de doenças, antes de passar a outros exames mais complexos.

Para fazer qualquer eco-Doppler ser-lhe-á pedido que retire a roupa que esteja a cobrir a área a estudar e que se coloque em posição adequada. O tempo de duração do exame depende da área a estudar podendo oscilar entre 65 e 85 minutos. Irá ouvir sinais sonoros em alguns dos estudos que correspondem ao fluxo arterial ou venoso nas diferentes estruturas a estudar.

A Radiografia Clássica, com sensibilização de uma película fotográfica e a sua revelação por métodos químicos, tem sido, progressivamente, substituída pela Radiografia Digital. Os mesmos Raios X vão impressionar uma placa de detectores digitais ou um ecrã de fósforo e produzir informação digital para um computador, onde a imagem radiográfica é criada e trabalhada.