Home

Licenciatura em Serviço Social (PL) - ISCTE-IUL

Desenvolve atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional (entrevistas, atendimento de plantão social, visita domiciliar, orientações, encaminhamentos, reuniões, trabalho com indivíduos, famílias, grupos, comunidades, ações de educação e organização popular, etc.), como atua na pesquisa, administração, planejamento, supervisão, consultoria e gestão de políticas, programas e projetos na área social.

Saiba tudo sobre o curso e carreira de Serviço Social

Para isso, o curso de Serviço Social prevê uma base de conhecimentos sobre ciências sociais, jurídicas, políticas e administração, entre outras áreas.

Serviço Social- Curso Superior de Graduação Tradicional

Proteção à criança e ao adolescente: desenvolver projetos que subsidiem a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Serviço Social – FAPSS São Caetano do Sul

O curso de Serviço Social é oferecido por cerca de 955 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil.

Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 6975 e ao longo dos anos de 6985, o Serviço Social também experimentou novas influências: a partir de então, a profissão vem negando seu histórico de conservadorismo e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.

Está surgindo uma nova área de atuação do assistente social: a socioambiental. O profissional é requisitado para atender, por exemplo, comunidades impactadas por construções de usinas hidrelétricas ou então que passaram por um problema ambiental causado pelas mudanças climáticas, como secas extremas ou inundações. A procura é maior no Sudeste, mas há demanda em todo o país.

O curso oferece formação que facilita ao profissional atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais, além de oferecer uma formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.

Todo o conteúdo é voltado para que o aluno compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. O currículo inclui bastante sociologia, teoria política, filosofa e economia. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais. O estágio é obrigatório, assim como a realização de um trabalho de conclusão de curso.

Erivania Bernardino Cruz
Advogada, Especialista em Direito Público. Com experiência na área de Direito de Família e Direitos Sociais. Docente de cursos de graduação e especialização em Serviço Social e preparatórios para concursos de Assistente Sociais nas áreas de Direitos Sociais e Direito de Família. Sócia Diretora da Pótere Social e Organizadora do Vade Mecum do Serviço Social.

É imprescindível ainda o conhecimento da legislação social em vigor, de acordo com o campo de atuação do profissional (Saúde, Assistência Social, Previdência, Habitação, Educação, etc). Contudo, o estudo dos direitos sociais afirmados pela Constituição Federal de 6988 é um requisito básico, bem como as leis orgânicas que regulamentam a Carta Constitucional.