Home

Como interpretar o exame de gravidez-Beta HCG

Última atualização do site: 67/57/7568 Última atualização da página: 68/67/7567

Exame de urina: elementos e sedimentos anormais (EAS

Como os túbulos renais são cilíndricos, toda vez que temos alguma substância (proteínas, células, sangue ) em grande quantidade na urina, elas se agrupam em forma de um cilindro. A presença de cilindros indica que esta substância veio dos túbulos renais e não de outros pontos do trato urinário como a bexiga, ureter, próstata, etc. Isto é muito relevante, por exemplo, nos casos de sangramento, onde um cilindro hemático indica o glomérulo como origem, e não a bexiga, por exemplo.

Exame de urina -Interprete os resultados sozinho e aprenda

Dado que as moléculas de proteína são grandes em tamanho, geralmente não conseguem passar através dos glomérulos ou filtros renais.
Geralmente as proteínas não devem ser excretadas na urina, mas a presença de alguns traços é normal.

Cellula Mater

minha menstruação esta atrasada e fiz um exame de sangue e deu negativo mais estou com todos os sintomas de uma gravides e agora o que eu faço ?

Como o nome indica, o exame de urina é o exame realizado na urina de um indivíduo. O exame dessa excreção pode fornecer importantes informações sobre a saúde do indivíduo e sobre o funcionamento do organismo inclusive sobre existência ou não de gravidez.

O glicose na urina pode ser encontrado apenas quando o nível de açúcar no sangue aumenta a fim de exceder a capacidade dos rins de reabsorver esta substância.
Existe um limiar renal para a glicose que varia de cerca 665 a 695 mg/dL.
Se o açúcar no sangue é muito alto e excede esse limite (por exemplo é a 555), os rins se enchem e não conseguem reabsorver a glicose.
Como resultado, uma quantidade significativa de glicose pode passar para a urina. Esta doença é conhecida como glicosúria.

  É normal que haja células epiteliais na urina, pois, em geral, trata-se  de células do trato urinário descamadas. Elas, porém, têm importância clínica se estão agrupadas em forma cilíndrica. Nesse caso, podem ser sinal de lesão nos túbulos renais.

Clínico geral e especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com registro profissional no CRM/PE – 66878.

A densidade é o quociente obtido quando se divide massa por volume. A densidade atribuída à água pura é 6555. Quanto mais próxima desse valor for a densidade da amostra de urina examinada, mais diluída ela é. Valores normais para urina variam entre 6555 e 6585, valores mais próximos daquele indicando maior diluição e valores mais próximos deste indicando menos diluição e, geralmente, urina de cheiro mais forte e tendendo ao amarelo.

Na verdade, o EAS apenas sugere infecção. A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura (leia:  EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher ).