Home

TGO: exame verifica danos ao fígado | Minha Vida

No entanto, como a enzima alanina aminotransferase também se encontra nos músculos e no coração, embora em menor quantidade, o exame também pode apresentar aumento da ALT após exercício físico intenso ou após fazer uma injeção de medicamento no músculo.

Transaminase Glutâmico Pirúvica (TGP) - Exames - iG

Relacionado à liberação de ALT de fígado danificado, rim, coração, pâncreas, glóbulos vermelhos ou células musculares esqueléticas.

Transaminase Pirúvica TGP/ALT, Sintomas,Tratamento 2018

Pois é, o fígado não serve apenas para nos deixar de ressaca: quando sobrecarregada, a maior glândula do corpo inflama e pode trazer uma série de complicações. Uma das maneiras de analisar o estado do fígado é através de exames como o de TGO e o de TGP, dois testes laboratoriais que medem as enzimas hepáticas.

INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

A interpretação do resultado do exame de TGP depende do quadro clínico geral da paciente e da correlação com outros exames, o que deve ser feito pelo/a médico/a que solicitou os exames.

O exame de alanina aminotransferase é utilizado para detectar lesões no fígado e, por isso, pode ser recomendado para pessoas que apresentam:

Outros exames utilizados para verificar a função hepática: bilirrubina, albumina, TAP (TP), glicose sérica, LDH, 5’nucleotidase e teste de coagulação.

Como as duas enzimas estão presentes em quantidades semelhantes nas células do fígado, as doenças deste órgão cursam com elevação tanto da TGO quanto da TGP.

Chamamos de hepatograma o conjunto de elementos dosados no sangue que fornecem indicações sobre o funcionamento do fígado e das vias biliares. Por isso, o hepatograma pode também ser chamado de provas de função hepática.

O tratamento irá depender do que causou os níveis de TGO e TGP altos. Caso o médico diagnostique o problema como sendo esteatose hepática ou síndrome metabólica, você receberá uma recomendação para alterar o estilo de vida.

TGO  (transaminase glutâmico-oxalacética) e TGP (transaminase glutâmico-pirúvica) são enzimas transaminases (ou aminotransferases).