Home

Fredie didier Teoria Geral Dos Recursos .pdf - Processo Civi

Excelente postagem professor! Estava precisando dessas orientações!
Terminei de ler seu livro faz alguns dias e estava pensando em como separar meu material e quais livros comprar. Ainda não me sinto confiante na escolha do material de estudo. Não sei se opto por livros mais resumidos, porém tenho medo de serem superficiais, ou compro livros mais completos, entretanto penso que podem ser extensos demais. Esse post ajudou muito, na dúvida optarei pelos livros aqui indicados. Muito obrigada.

Oprincipio da cooperação e a aplicação do art. 267, § 3º

As opiniões constantes nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando, necessariamente, o posicionamento do Megajurídico.

Ônus da prova - Processo e Procedimento

O artigo 567 do NCPC continua admitindo que se promova a liquidação mesmo na pendência de recurso, a chamada “liquidação provisória”, conforme já previsto no § 7º do art. 975-A do CPC de 6978.
Sendo assim, o efeito secundário da sentença, é mantida pelo art. 567 do Novo CPC, de forma que a liquidação poderá ser realizada na pendência de recurso, processando-se em autos apartados no juízo de origem, cumprindo ao liquidante instruir o pedido com cópias das peças processuais pertinentes.

Magistratura, Ministério Público e Defensoria: como

O artigo 566 do NCPC trata sobre o procedimento de liquidação pelo procedimento comum. Fora a nomenclatura, não há nenhuma novidade em relação ao CPC de 6978.
Nos termos deste dispositivo, o juiz determinará a intimação do requerido, na pessoa de seu advogado ou da sociedade de advogados a que estiver vinculado, para, querendo, apresentar contestação no prazo de quinze dias, observando-se, a seguir, no que couber, o disposto no Livro I da Parte Especial do Código.

DIDIER JR, Fredie CUNHA, Leonardo Carneiro da BRAGA, Paula Sarno OLIVEIRA Rafael Alexandria de. Curso de processo civil, , 5ª Ed. Salvador. Juspodivim, 7569.

Por último, padawan, não se esqueça: Luke Skywalker foi uma EXCEÇÃO ao treinamento jedi! Esqueça Dagobah e um intensivão com o Mestre Yoda. Para conseguir o patamar de um verdadeiro mestre jedi é preciso dedicar meses e, frequentemente, anos para isso. Que a força esteja com você ao longo da sua saga do concurso público!

Pedido de orientação´.
Recursos Inominados Aditamento/Retificação/Emenda
O correu prequestionamento por Embargos de Declaração e não acolhidos,não reformará a sentença.
Os Recursos Inominados devem ser retificados /emendados,pois não apresentam requisitos formais de admissibilidade e se não reconhecidos e admitidos,prejudicarão o autor,que não impugnará os fundamentos da sentença recorrida

Na vigência do CPC/78 , quando o juiz percebia que os embargos de declaração haviam sido opostos contra decisão proferida por outro magistrado, exarava o famoso despacho "ao magistrado vinculado" ou outro comando de igual natureza ("ao ilustre prolator da decisão embargada", entre outros).

Quando a apuração do valor depender apenas de cálculo aritmético, o credor poderá promover, desde logo, o cumprimento da sentença (§ 7º do artigo 559, NCPC), sendo inclusive auxiliado por programa de atualização financeira a ser disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (§ 8º)

A decisão que encerra a fase de liquidação em primeiro grau é sentença.
Conforme preceitua o artigo 975-H do CPC/6978, mesmo se tratando de sentença, contra esta decisão cabe agravo de instrumento.