Home

Cursos - UNOPAR Universidade

Nesta unidade curricular começamos pela apresentação das bases sensoriais da perceção através de imagens e textos, e por propor exercícios onde se articulam conceitos de perceção, realidade e representação para a composição de imagens. Em seguida relacionamos perceção, imaginação e criatividade para um melhor conhecimento das teorias gestaltistas de R. Arnheim, fenomenológicas de M. Ponty e sistémicas de H. Gardner. Por último refletimos sobre a perceção de espaços virtuais e a crise das imagens a partir de P. Levy.

Segunda Licenciatura em Pedagogia - Faculdade FAEL

Observe que eventos recorrentes podem não ser reconhecidos na importação de eventos de arquivos CSV. Nesse caso, itens individuais serão criados para eventos recorrentes que estejam entre as datas selecionadas.

Avance Educacional Pós Graduação Licenciatura Pedagogia

O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia de uma empresa.

Matemática (Licenciatura) - Cursos Presenciais e EaD

Esta unidade curricular visa proporcionar um conhecimento sistematizado, profundo e articulado dos diferentes sistemas de representação projetiva, com particular incidência no sistema de projeção cónica, visando a representação descritiva de formas planas e tridimensionais e de relações espaciais complexas. Pretende-se que, através do estudo dos vários métodos da perspetiva cónica e sua aplicação prática na resolução de exercícios, os estudantes adquiram competências que os capacitem para a aplicação destas aprendizagens noutras unidades curriculares.

Através de um conjunto sequenciado de propostas de trabalho, os estudantes irão explorar diferentes estratégias e processos de conceção de BD, explorando diversos materiais, técnicas e suportes gráficos. Pretende-se que a unidade curricular se constitua como um espaço de discussão e de reflexão sobre o campo da Banda Desenhada, tendo em conta as suas articulações e contaminações com outros campos da produção de imagens e narrativas: pintura, cinema, teatro e literatura.

A justificativa da criação do Curso Segunda Licenciatura em Pedagogia, nos parâmetros da legislação vigente, é proporcionar ao professor licenciado, atuante ou não na educação básica, uma oportunidade de habilitação para atuação na docência da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio, modalidade Normal, nos processos de Gestão Educacional e em ambientes não escolares.

Objectivos O curso de Farmácia, dando particular atenção à história, cultura e desenvolvimento sustentável de Moçambique, foi elaborado no sentido de ter uma forte complementaridade técnica e científica, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos com o curso de Farmácia de modo a facilitar o futuro relacionamento profissional e melhorar a qualidade de vida e conforto da

* Unidade curricular optativa.
Das UC disponí veis na á rea cientí fica de Histó ria da Arte, o estudante deve realizar 9 ECTS.
Das UC disponí veis nas á reas cientí ficas optativas - Animaç ã o, Design Multimé dia, Geometria, Linguas Estrangeiras, Pintura, Sociologia, Teorias da Arte e da Imagem - o estudante deve obter 68 ECTS.

O programa desta unidade curricular pretende, pelo estudo de um longo ciclo artístico – da Alta Idade Média ao século XV –, proporcionar instrumentos concetuais e metodológicos que permitam o desenvolvimento de competências de reflexão e de análise das realizações artísticas medievais. Dentro da periodização proposta procurar-se-á reconhecer a especificidade dos mais relevantes capítulos da arte medieval, geral e em Portugal, privilegiando de igual modo a compreensão das conjunturas artísticas de transição. Salienta-se o particular enfoque dado ao entendimento das estruturas, funções e usos da imagem na Idade Média Ocidental.

Alunos dos cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância contam com várias opções para facilitar a vida acadêmica. Bolsas de estudo, pesquisa e extensão, financiamentos e outros benefícios estão disponíveis para diversos perfis e diferentes necessidades dos alunos.