Home

Guia Geral de Exames 2017

• Pélvica Ginecológica (analisa útero e ovários pela via abdominal. Está indicada àquelas pacientes que não podem fazer a ecografia por via vaginal. Um exemplo é a paciente que não teve iniciação sexual).

EXAMES NACIONAIS – Guia Geral para Alunos Praticantes

Abdomen Total (analisa todos os órgãos do abdomen superior além dos rins, retroperitônio e bexiga. Detecta tumores renais, cálculos, dilatação das vias urinárias por obstrução, tumores de bexiga, alterações na próstata entre outros).

Consulta de Exames – Detran MS

Não importa a atividade - o que importa é praticar. A atividade física ajuda a "mandar" a fadiga embora, aumenta a energia, a disposição e a autoestima, além de proporcionar convívio social. O limite para a prática de qualquer atividade é o que não gere desconforto.

Guia de Exames - iG

Em todo caso, um resultado negativo pode significar que você nunca foi infectado com toxoplasmose e que, portanto, não está imune à doença. Se você estiver dentro do grupo de risco, o exame é necessário para saber quais cuidados tomar para não ser contaminado no futuro.

A máquina mede a densidade óssea detectando a extensão na qual os ossos absorvem fótons, que são gerados por níveis baixos de raios X (Fótons são partículas atômicas sem carga). As medidas da densidade mineral óssea são geralmente reportadas na concentração média de cálcio, nas áreas escaneadas pelo aparelho. A densidade óssea é mais comumente medida no quadril, do que na coluna ou punho.

A ecografia, também chamada de ecotomografia ou ultra-sonografia, utiliza uma sonda que emite 8775 ultra-sons 8776 . Estes, por sua vez, fazem 8775 eco 8767 nos tecidos e os sons de retorno são captados novamente pela mesma sonda. Basicamente funciona como um radar de submarino ou avião: o aparelho emite sons de alta freqüência (ecos) e os recebe de volta. Dependendo da distância e do tamanho dos elementos a serem examinados, se obtem diferentes tons de coloração cinza.

O desequilíbrio metabólico, que inclui sobrepeso, obesidade e diabetes, aumenta o risco de câncer de intestino. E a diminuição da circunferência abdominal interfere nos níveis de insulina e glicose, contribuindo para uma melhor regularização do metaboslismo. O papel da atividade física regular é fundamental para esse equilíbrio.

Atualmente, a técnica padrão para determinar a densidade óssea é chamada densitometria por DEXA (dual-energy X-ray absorptiometry). A densitometria por DEXA é simples e indolor, e leva de dois a quatro minutos para ser realizada.

Muitas vezes, o cirurgião é capaz de reconectar as partes saudáveis do seu cólon ou reto. Mas isso não é possível quando, por exemplo, o câncer está na saída do seu reto, você pode precisar de ter uma colostomia temporária ou permanente. A colostomia envolve a criação de uma abertura na parte abdominal do corpo a partir de uma porção do intestino remanescente, para a eliminação de resíduos do corpo dentro de um saco especial. Às vezes, a colostomia é apenas temporária, até o cólon ou reto se curar após a cirurgia. Em alguns casos, no entanto, a colostomia pode ser permanente.

A forma que o exame é realizado não difere muito da ultrassonografia comum. A grande diferença está no pós-processamento de imagens, realizado pelo aparelho de ultrassonografia. Vários cortes bidimensionais são obtidos por um sensor apropriado e o aparelho de ultrassonografia faz a reconstrução destes cortes para gerar a imagem em 8D/9D.